R. Mato Grosso, 306 - Sala 1815 - Higienópolis - São Paulo - SP
Pós-cirúrgico Ortognática
A Fonoaudiologia exerce um importante papel no diagnóstico e tratamento de distúrbios e alterações da face nas posturas de línguas e lábios, que são fatores constante nos pacientes portadores de deformidades dentofaciais.

O trabalho fonoaudiológico proporcionará

Adequação da musculatura perioral, postura global, propriocepção, sensibilidade, mastigação, deglutição, respiração e da articulação da fala.

Em todos os pacientes submetidos à cirurgia na região maxilomandibular ocorre uma mudança em graus variados na posição dos tecidos moles.
Em muitos casos, após a correção cirúrgica e o correto posicionamento dentário, os tecidos moles se reestruturam de forma adequada com boa resposta funcional.

As sessões fonoaudiológicas devem se realizadas em diferentes tipos de intervenções cirúrgicas, tais como:

A conduta do fonoaudióloga

Na fase de pós-operatório iniciará sua abordagem nas condições clínicas de dor, edema, parestesia temporária ou permanente, espamos musculares, aderências miofasciais, mialgias e encurtamentos da musculatura crânio-cérvico-facial.

As sessões fonoaudiológicas

Terão como objetivos, a redução do edema facial, resolução parcial ou completa da parestesia, o ganho de amplitude de movimento para a abertura bucal, lateralizações e protusões da mandíbula; melhoria das retrações e algias musculares.